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Torne seu (Agro)negócio mais digital começando pelo Marketing

Ter Marketing Digital no Agro já não é novidade!  E se o seu negócio ainda não tem, não precisa ficar atrás. Neste post trazemos dicas de como ter mais resultados tornando o seu negócio mais digital com um bom plano de Marketing.

Pensar no Agro para muitas pessoas é ter uma imagem pré-definida de uma figura do profissional no campo, por verdes plantações com um bonito céu ao fundo, pelas máquinas trabalhando na terra e, claro, pela presença dos animais. Elementos que nos remetem a um setor que está diretamente ligado ao campo.

Esse conceito não está totalmente equivocado. Porém, a ideia comum do campo, muitas vezes, promove um apagamento da importante contribuição científica que existe nesse setor e toda tecnologia envolvida nos processos. Afinal, antes de chegar para dentro ou fora da porteira, o agro passa, sim, pelas universidades, pela pesquisa científica, pelos laboratórios e pela academia e tudo isso se apoia, muitas vezes, no digital e na tecnologia para funcionar.

Transformação Digital é conceituada como o processo no qual as empresas usam tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais. Um bom começo para essa transformação é apostar em estratégias de marketing digital para alcançar ainda mais seus clientes e formar uma cadeia sólida de rotinas que fará uma grande diferença no seu negócio.

Veja nos tópicos a seguir tendências que podem ser o começo da digitalização da sua empresa

Marketing Digital Evoluindo

O Marketing Digital tem se consolidado, porém, no agronegócio ainda há muito o que evoluir. Uma necessidade é que os negócios no agro pensem mais como publishers, ou seja, construa, faça parcerias ou junte esforços na mídia. Além disso, invista em entregar para os clientes, mesmo que não seja diretamente no caso do B2B, algo que realmente seja diferenciado em qualidade, linguagem e formato.

Agindo assim, a empresa terá mais possibilidades de ser bem sucedida, mantendo um relacionamento duradouro para o consumidor final ou outras marcas, crescendo cada vez mais. Outro ponto é alinhar o pensamento digital às ações físicas, inovando ainda mais nas ativações de marca e na experiência positiva dos parceiros e clientes.

Desformalização do e-mail

Uma das estratégias mais antigas do meio online, considerada a rainha dos conteúdos, não morreu. Mesmo que as mensagens do WhatsApp dominem o dia-a-dia, estratégias de e-mail marketing são muito efetivas. Mas não só isso, manter um relacionamento formal por e-mail com seu cliente ajuda a manter os laços.

Quanto mais pessoal o e-mail for, mais humana a voz da sua marca será. No caso dos e-mails enviados em massa, independentemente do número de pessoas que recebem, o modo como foi escrito vai parecer uma conversa e representará uma intimidade única.

Ou seja, o segredo está na humanização. Embora seja um conteúdo que será enviado para muitas pessoas, as mensagens são recebidas individualmente. Então, vale a pena personalizar. Com toda certeza, invista em um e-mail mais pessoal e íntimo!

Sua marca no LinkedIn fomentando o diálogo

A plataforma do LinkedIn tem dado espaço significativo para que as empresas tenham voz e personalidade. A questão da humanização também é uma tendência para o LinkedIn. Portanto, os posts devem estar presentes de fato no dia a dia da rede e dialogando com o público.

Compartilhe conteúdo que mostre sua empresa como autoridade no segmento. As expertises do seu negócio podem ser destacadas em artigos e as respostas podem se transformar em espaços de diálogo. Essa ferramenta deve ser um local para o compartilhamento de ideias, experiências e histórias de sucesso. 

Mostrar domínio sobre assuntos, expertise e entendimento vai tornar a sua marca mais relevante. Invista no público profissional, estreitando o relacionamento e fomentando o diálogo com admiradores da empresa e possíveis novos clientes e colaboradores.

Podcast é mais do que um “novo rádio”

É perceptível o crescimento dos Podcasts, ainda mais sendo agregados por grandes nomes da mídia. O Podcast se tornou uma busca dos usuários por aprender e, para os negócios, é uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento. Em sua maioria, o formato é humanizado e os conteúdos são feitos como se tivesse acontecendo uma conversa. Com convidados ou não, é possível estabelecer contato com o ouvinte.

Essa intimidade gera um resultado orgânico incrível, a médio e longo prazo. Por isso, é preciso ter paciência para colher os resultados. Além disso, é um excelente formato que tem um baixo custo de produção e oferece conteúdo valioso às pessoas sem pedir nada em troca, sendo um cenário perfeito para mostrar autoridade sobre o seu mercado.

Aplicando as tendências e ideias

Você pode se surpreender com as inovações que ainda estão por vir, porém é necessário investir o máximo possível em digitalização. Começar pelo Marketing é um caminho que já está bem pavimentado. Portanto, se atente às tendências e boas ideias para que possa colocar em prática e conseguir um melhor resultado para o seu negócio.

Em quais tendências do Marketing Digital você acredita? Conta pra gente! E podemos te ajudar a construir isso na sua empresa.

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