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como vender para o agro

A verba do marketing para 2024 recebeu um corte, mas isso já não é mais novidade. Veja como vender para o agro neste novo ano.

Como participantes ativos de encontros com profissionais de comunicação e marketing, o nosso time, aqui na Formato IB, tem ouvido algo interessante sobre como vender para o agro. Em 2024, urge a necessidade de destinar uma verba menor para essa área, porém, logo em seguida, ouve-se que as empresas desejam vender mais.

Bem, se você atua no agro em algum setor ligado a vendas, já deve saber que essa conversa não é novidade alguma. Aqui na agência, como especialistas em comunicação no agro, lidamos com essa conversa na nossa mesa de reunião já há duas décadas. Ou seja, desde 2003, quando iniciamos nossa trajetória e a realidade econômica e o mundo inteiro eram outros.

como vender para o agro em 2024

Se a conversa é a mesma, como vender para o agro em 2024 de um jeito diferente?

Muita coisa mudou ao longo das duas últimas décadas no agro. E, justamente por termos feito parte dessas mudanças, podemos afirmar que estamos vivendo em um novo mundo. Metaverso, chat GPT, Inteligência Artificial (IA)… A nossa diretora, Fernanda Ibañez, falou sobre isso no começo de 2023 em um outro post. Mas, a questão, agora, é: como ficam as nossas vendas diante de tanta transformação?

Todas essas mudanças e inovações tecnológicas que impactam diretamente na comunicação deixarão ainda mais evidente algo que já é realidade aqui: menos quantidade/volume, mais qualidade. Do mesmo modo: menos foco no produto, mais foco na solução.

Afinal, quando o assunto é como vender no agro (e vender bem!) os resultados que demandam altos volumes e grandes quantidades serão facilmente atendidos pela tecnologia. Por exemplo: uma IA pode dar conta de muitos leads que a sua marca passar a receber, atendendo-os com uma interação digna de seres humanos. Para isso, você não precisará mais se preocupar em gastar a verba de marketing enchendo um departamento inteiro de atendentes humanos.

Por outro lado, essa mesma IA não será capaz de ter o olhar estratégico do valor desses leads para a sua empresa. Quais deles demandam menos esforço e valem mais? Quais demandam muito esforço e valem menos? Quais demandam muito esforço, mas valem o custo-benefício? Isso é a inteligência do seu time que pode responder, ainda que com o auxílio dos dados gerados pela IA.

vendas no agro

Como lidar, então, com o corte de verba em 2024?

Com base nos exemplos que demos acima, separamos 3 maneiras de lidar com essa realidade que pode parecer paradoxal: menos verba e mais vendas. Olha só:

1. A tecnologia no agro deve, sim, amenizar o seu corte

Lembra-se do exemplo que demos sobre o atendimento de um grande volume de leads? Sim, a tecnologia atual (seja ela uma IA ou não) pode e deve te ajudar com problemas desse tipo. Uma das grandes vantagens da tecnologia no agro é justamente essa: poder substituir um trabalho operacional e replicável, fazendo seu time focar no que realmente interessa.

Dessa forma, é claro, o seu departamento de marketing gasta menos e, sobretudo, investe melhor o seu budget. Soluções tecnológicas, porém, podem ajudar a superar um corte de verba no setor de marketing.

Agora, seria irônico que nós, como uma agência, defendêssemos que as pessoas podem ser facilmente substituídas por robôs ou pela tecnologia. Não, não é isso que queremos defender aqui! Por isso veja, com atenção, o próximo tópico.

2. Quanto mais tecnologia no agro, mais se destacam as pessoas

Claro que a tecnologia no agro pode fazer a sua verba valer mais e, consequentemente, ajudar o seu departamento a sentir menos os cortes de 2024. Mas, isso só será possível se o seu time estiver bem preparado. A ideia de que a tecnologia substituirá a mão de obra humana é falaciosa. Da mesma forma como, lá pelos idos do século 19, acreditava-se que a expansão da revolução industrial descartaria o trabalho humano.

De forma alguma, é justamente o contrário. Quanto mais a tecnologia é aplicada, mais a mente humana se destaca. Afinal, ao passo que ela supre o esforço operacional para cuidar de volume, mais as pessoas podem se dedicar a fazer o que realmente gera vendas. Ou seja, pensar estrategicamente em soluções.

Pense, por exemplo, em um dos desafios mais debatidos quando se discute como vender no agro: a forte presença no PDV. Talvez, “vender mais” signifique cobrir mais PDVs pelo Brasil. Porém, “vender melhor” pode significar ter uma presença mais estratégica nos pontos que a sua marca puder cobrir com a verba que tem para 2024. Neste ponto, a tecnologia no agro pode te ajudar muito.

Um PDV que não só apresente o produto, mas também traga soluções ao consumidor pode ajudá-lo a tomar a decisão de compra. Isso porque responde dúvidas, mostra possíveis usos e/ou combinações, desmistifica receios… Novamente: mais foco na solução, menos foco no produto. Além de mais inteligente, costuma ser mais barato.

3. Como está o letramento de dados da sua equipe?

Aqui está mais um diferencial que as pessoas passarão a ter diante da aplicação intensa da tecnologia no agro: o letramento de dados. Você sabe o volume de informações e dados que a tecnologia pode gerar a pedido do setor comercial que quer vender no agro de maneira eficaz?

Principalmente no digital, absolutamente tudo a respeito do seu público-alvo pode ser rastreado. Desde o que ele costuma ouvir no carro enquanto dirige em direção a uma visita de campo até que tipo de conteúdo passa pela timeline. Agora, a questão é: o que fazer com tudo isso?

Saber ler, interpretar e usar (com inteligência) os dados disponibilizados pela tecnologia no agro são desafios que os humanos precisarão enfrentar. Será que a sua equipe está preparada para isso? Como agência, precisamos reafirmar para você: parece que nunca foi tão difícil contratar, reter e conquistar pessoas. Para começar a te ajudar, você pode ler um outro post da nossa diretora que fala sobre isso (2).

Embora seja um desafio preparar o ser humano para lidar com tecnologia no agro, saiba, desde já, que os dados gerados por ela farão total diferença. Com isso, vão te ajudar a vender de maneira mais assertiva, mesmo que com menos dinheiro.

como vender mais no agro

E como eu aplico tudo isso à minha verba de 2024?

Bem, nós podemos te ajudar a discutir esses 3 tópicos dentro da sua realidade. Será que a sua marca está preparada para “vender melhor” mesmo com o budget reduzido de 2024? A nossa inteligência (humana) pode te ajudar a responder a essa dúvida.

Até o próximo post!

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