fbpx
Marca da emrpesa

Como está a reputação da marca de sua empresa?

“Sua marca pessoal é o que dizem de você quando não está na sala.” Ao pensar nessa frase de Jeff Bezos, CEO da Amazon, quais pensamentos vêm a sua mente?

Agora, te convido para a reflexão da forma com que sua marca está sendo vista no mercado. O que dizem dela quando não há um colaborador da empresa para explicar, justificar ou defender? 

Primeiramente, devemos nos ater ao conceito do que é percepção e do que é realidade.

Muitas vezes, a percepção gerada em um grupo sobre sua marca pode estar atrelada à falta de gerenciamento correto de uma crise ou, até mesmo, da falta de comunicação clara da empresa.

Por isso, devemos estar sempre atentos à reputação de nossas marcas.

O que é Reputação de Marca?

A reputação é a percepção coletiva que fazemos sobre a capacidade da empresa em gerar valor para diversos públicos. 

Essa compreensão é construída a partir de uma identidade transparente com valores e do reconhecimento ao longo da vida organizacional. Cerca de 84% do valor das organizações vêm de ativos intangíveis, como sua marca e imagem.

Sendo assim, reputação é como uma poupança que vamos acumulando ao longo da vida de nossas empresas. Porém, basta um deslize para que ela seja perdida, principalmente nos dias atuais, com a velocidade que as informações chegam aos consumidores e público geral. 

Muitas vezes, as organizações perdem o status de protagonistas na comunicação. As marcas precisam estar atentas para não quebrarem suas promessas de marcas com seus stakeholders, além de continuar gerando impacto positivo na sociedade. 

Sendo a comunicação um processo cíclico, com significação, apropriação e ressignificação, devemos reconhecer o papel fundamental da comunicação na reputação da marca.

O papel da comunicação na Reputação de Marca

Segundo Fombrun (1996), a reputação é apresentada como a avaliação de uma empresa pelos seus grupos de relacionamento em termos de afeição, estima e conhecimento, podendo tornar-se uma vantagem intangível para a organização.

Relacionando a reputação com a comunicação, as empresas reconhecem na reputação uma importante maneira de se destacar. Para isso, a comunicação é aliada na manutenção de toda a imagem construída da empresa e da marca.  

A reputação envolve anos de estratégias e ações consistentes que precisam ser reforçadas por uma comunicação efetiva. Alguns exemplos para apropriar-se ou, até mesmo, mudar a percepção da marca é gerar valor através de iniciativas, de uma narrativa constante, de atividades ligadas ao setor de atuação e/ou necessidades globais.

A essência de uma empresa é mais importante que seus produtos e serviços

A autenticidade é a nova autoridade, pense nisso.

Forte abraço,

Fernanda Ibañez

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Posso ajudar?