fbpx

Passado e presente: os impactos do tempo na comunicação

Comunicar e transmitir informações sempre foram necessidades humanas, mas a forma como a comunicação acontece mudou muito ao longo da nossa história.

escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África. Após o seu surgimento, a carta tornou-se um meio de comunicação bastante utilizado para enviar informações, estabelecendo uma comunicação interpessoal. Com a invenção da telefonia, esse meio perdeu bastante espaço.

Iniciou-se então uma linha de  invenções tecnológicas, que mudaram a forma de fazer comunicação ao longo do tempo.

  • Em 1790, o engenheiro francês Claude Chappe construiu uma ferramenta capaz de enviar letras e frases por meio de um sistema ótico;
  • Em 1835, Samuel Finley Morse criou o telégrafo, prático e simples, que enviava mensagens a longas distâncias por meio do código Morse. Como sua criação fez um enorme sucesso, foram criadas linhas de transmissão elétrica ligando as cidades. Até por volta de 1877, os telégrafos eram responsáveis por todas as comunicações feitas a longas distâncias.
  • Cerca de 32 anos depois, surgiu uma nova invenção: o telefone, que modificou e transformou a comunicação entre os indivíduos. A invenção desse meio de comunicação foi atribuída, inicialmente, a Alexander Graham Bell, em 1876. No entanto, um congresso nos Estados Unidos reconheceu que o telefone foi inventado pelo italiano Antonio Meucci, em 1860.
  • Paralelamente à descoberta do telefone, surgiu a radiotransmissão. O rádio permitiu a difusão de informação para várias pessoas por meio de ondas eletromagnéticas propagadas no ar. 
  • Depois chegou a invenção da televisão.  Sua criação é fruto da combinação de vários inventos que possibilitaram a recepção de um sinal elétrico e sua transformação em imagens. Oficialmente, a primeira demonstração do aparelho ocorreu em 1926 pelo o escocês John Logie Baird.

E, depois, chegou a internet!

Que salto importante que ocorreu na comunicação.

Nas últimas décadas, a evolução tecnológica possibilitou que a comunicação fosse cada vez mais rápida e eficiente. Hoje, é possível estar em contato com pessoas do outro lado do planeta a partir de um smartphone.

É impossível falar sobre o que são meios de comunicação sem relacionar as mudanças que a tecnologia proporcionou a ele. Se a internet avança como um canal amplo na atualidade, é muito por conta de como ela se desenvolveu.

A conectividade foi um fator que também transformou os canais de comunicação, e isso fez com que um mundo se abrisse para quem usa esses recursos.

As Smart TVs, por exemplo, acessam aplicativos e ligam o usuário a muito mais do que a programação aberta ou fechada.

O rádio também não está limitado aos aparelhos de som, já que as estações podem ser sintonizadas pela internet, além dos softwares de streaming que, geralmente, já possuem seus próprios canais  personalizados de acordo com o gosto do ouvinte.

Assim, o que caracteriza a comunicação dos tempos atuais é o alcance da comunicação e de que forma ela é consumida.

Agora, estamos evoluindo para o metaverso. Você e sua marca estão se preparando para este novo passo?

Forte abraço,

Fernanda Ibañez

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Posso ajudar?