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Como sua empresa pode gerar impacto com ações sustentáveis?

Nos últimos anos, as empresas têm buscado se mostrar cada vez mais engajadas em desenvolver ou fazer parte de ações sustentáveis, que possam impactar de maneira positiva o meio em que se encontram. Mas como fazer isso de maneira assertiva?

Cada vez mais, a comunicação nas redes sociais exige diferenciação. Afinal, postar fotos marcando os envolvidos nas ações e criar uma #hashtag que tenha ligação com o tema são atitudes já esperadas de todas as marcas. Sustentabilidade tem sido um tema que dá um grande “hype” nos meios digitais, e as marcas estão preocupadas em manter essa identidade.

Os consumidores querem se envolver com as marcas que se expressam além da oferta de produtos ou serviços. Eles preferem as marcas que declaram seus valores. Do mesmo modo, a marca busca e torna-se até objeto de desejo para pessoas que buscam trabalhar em companhias  que querem que os colaboradores se posicionem e apoiem suas ideologias. Sustentabilidade é uma pauta que pode ser defendida e amplamente assegurada para diferenciar uma marca de outra.

A busca por significado, por encontrar um propósito para nossas vidas, é uma das principais buscas da humanidade. E, por isso, para que uma organização tenha sucesso a longo termo, é essencial que se conecte com essa necessidade e busque encontrar seu modo único de contribuir com o mundo.

Por isso, o desafio é marcar o seu público de uma maneira diferente. As perguntas são, por exemplo:  o que significa sustentabilidade para as pessoas com quem você fala? Que ação realmente fará a diferença no dia a dia delas? Como comunicar o que foi feito de modo inusitado?

O conceito de sustentabilidade empresarial vai além das questões ambientais. Além de respeitar a preservação do meio ambiente e incentivar seus colaboradores a fazerem o mesmo, um negócio sustentável é aquele que também pensa em um sistema de gestão que alie a lucratividade com o bem-estar dos colaboradores e dos consumidores e, claro, com o uso consciente dos recursos naturais.

Atualmente, consumidores e clientes podem atuar como aliados das marcas. As empresas que investem na sustentabilidade empresarial reforçam a imagem do seu negócio, trazendo publicidade positiva e aumentando sua competitividade no mercado.

Nas redes sociais, nos blogs e sites, ela ganha adeptos, que se transformam em verdadeiros defensores da marca. Mas vale ressaltar que de nada adianta comunicar sobre sustentabilidade se sua empresa não tem esta prática. O problema surge quando as práticas da organização não estão em concordância com a sua publicidade, que revela um falso pensamento verde.

O mercado, inclusive, criou o termo greenwashing, ou “maquiagem verde”, para identificar as corporações que buscam se aproveitar do título de sustentáveis. Trata-se de empresas que não praticam ações sustentáveis, nem incorporam os preceitos de sustentabilidade em seus serviços ou produtos, mas publicam isso, enganando o consumidor.

Seja, de fato, sustentável!

Quer saber como? Mande uma mensagem para gente, vamos adorar trocar ideias para deixar isso mais claro e com maior ênfase na melhoria da sua empresa e de seus resultados.

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