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Baby boomers, gerações X, Y e Z

As ideias, os objetivos e a realidade se modificaram, em conjunto com o contexto histórico. Tudo isso deu origem a gerações com perspectivas completamente diferentes e, invariavelmente, isso dá origem a conflitos no contexto profissional.

Cada geração se refere às pessoas nascidas em um determinado período de tempo. Apesar de não haver um consenso em relação às datas, em geral, as gerações costumam ser divididas da seguinte forma:

Baby Boomers: (1940- 1960). Atualmente, eles têm entre 80 a 60 anos. É uma geração de pessoas nascidas após a segunda guerra mundial. Para eles, marcas já renomadas no mercado e com as quais possuam algum histórico de compra saem muito na frente de novidades e tendências de momento. Nem que para isso tenham que pagar mais caro.

Geração X: (1960 – 1980). Atualmente, eles têm entre 60 a 40 anos. Ainda têm algumas características dos baby boomers, como dar preferência para a estabilidade e a disciplina. Mas, uma boa parcela dessa geração procurou investir em seu próprio negócio. De acordo com dados da Fiesp, 38% das empresas inovadoras do Brasil têm como proprietários pessoas com mais de 40 anos. Essa geração utiliza recursos tecnológicos, mas preza pelo consumo de informação de uma forma híbrida (on-line e off-line).

Geração Y ou Millennials: (1980 – 1995). Atualmente, eles têm entre 25 a 40 anos. Para os millennials, estar conectado é algo fundamental, apesar de terem sido a última geração a conhecer um mundo sem internet. Estão acostumados com o grande fluxo de informações, consumindo-as com facilidade e rapidez, e possuem raciocínio linear.

Geração Z ou Gen Z: (1995- 2010). Atualmente, eles têm entre 15 a 25 anos e são media natives – os primeiros nativos digitais. Preocupam-se com o ecossistema, com a sustentabilidade e com os recursos naturais. Consomem informação principalmente via smartphones e têm preferência por conteúdos em vídeos (curtos), fotos e jogos. Aprendem de múltiplas maneiras, são multifocais e convergem em diferentes plataformas. Possuem raciocínio não linear. Preferem conteúdos visuais a escritos, como vídeos.

Por que é tão importante reconhecer essas diferenças?

O Marketing está em constante transformação e reconhecer essas diferenças nas gerações, como o comportamento, interesses e necessidades, é uma forma de as empresas adotarem estratégias de maneira ainda mais segmentada.

Entregando o conteúdo certo, na hora certa, as possibilidades de os resultados serem efetivos aumentam de forma considerável.

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