Empresas do mundo todo estão no Instagram. Essa é uma rede social crescente que acompanha as tendências de manutenção da presença digital. Como estão seus posts?
Talvez seja o momento de encararmos uma realidade que há muito já vinha se destacando: não existem mais os mundos off e on. Ao pensar em ações de comunicação para a sua marca, falar em off-line e on-line não faz mais sentido, pois esses dois meios já estão integrados de tal maneira que não podem ser mais dissociados um do outro.
Segundo dados do relatório “Digital in 2020”, elaborado pela We are Social em parceria com a Hootsuite, a penetração da internet no Brasil, por exemplo, atingiu 71% da população. Ou seja, são mais de 149 milhões de brasileiros presentes no online, sendo que ao menos 140 milhões fazem parte de redes sociais.
Estar nas redes sociais ainda é um mistério para a maioria das empresas. As dificuldades estão em encontrar uma linguagem ideal, pensar nos posts e entender os cenários possíveis, por exemplo. Mas são tantas as demandas durante uma rotina de trabalho que imaginar as redes sociais está lá pra baixo na nossa lista de tarefas prioritárias.
O Instagram é uma ferramenta que veio para ficar entre os negócios e atrai as empresas principalmente por possuir ferramentas específicas para comércios e serviços. Por isso, a alta demanda de outras tarefas no dia a dia das empresas não pode ser uma desculpa para deixar de considerar essa rede social e vamos te mostrar o porquê. Segundo dados do próprio Instagram:
- 90% das pessoas no Instagram seguem uma empresa
- Duas em cada três pessoas entrevistadas disseram que o Instagram permite a interação com as marcas
- 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram
Assim, entendemos que as empresas têm nessa rede social um espaço vantajoso para aparecer, encontrar e engajar clientes, já que os consumidores veem o Instagram como um meio de divulgação e interação.
Instagram para empresas
O Instagram consegue atender as empresas pela opção de perfil comercial. Ao criar o perfil da empresa, é só alterar para que esse perfil seja um perfil de negócio. As ferramentas do Instagram passam a ser diferenciadas e, assim, com esse perfil você pode criar anúncios, acessar informações de análise de performance, inserir catálogos, lojas e compras.
Com esses dados, você pode conhecer seus clientes, interagir mais assertivamente com eles e ter ainda mais alcance no Instagram. Assim, a relevância do seu negócio aumenta e você pode chegar ainda mais longe.
O que preciso para ser relevante?
Há muitas dicas e técnicas por aí, mas não se prenda a elas. Seu negócio tem nicho, identidade e público específico. A relevância não está somente nos posts, mas também está em todas as ações que sua empresa pode fazer no meio digital.
As empresas que se prendem somente em fazer posts sem planejamento acabam tendo como resultado um baixíssimo engajamento.
Por isso, se atente a:
- Conhecer muito bem o seu público e definir uma persona
- Estar atento ao comportamento do seu consumidor na internet
- Entregar um conteúdo relevante: As marcas são seguidas mais pelo conteúdo do que pelos seus produtos
- Ter uma estratégia de comunicação
- Contar uma boa história (Storytelling)
Nenhuma marca pode usar as mesmas estratégias que outra, por isso é necessário apostar em estratégias específicas para o seu negócio.
O que é o Storytelling?
Storytelling é uma técnica de contar histórias. O termo é explicado como “narrativa” ou “marketing de narrativa”. Para as marcas, é uma forma de conexão entre o consumidor e o produto, entre o consumidor e a marca, por meio de uma história que gere empatia e identificação, que associe vínculos positivos aos produtos, marcas, serviços e tudo que envolve o negócio
As histórias estão presentes no nosso imaginário, por isso são um sucesso também nos posts. Para as redes sociais é uma forma de mantermos posts que tenham uma jornada. Comece contando uma história interessante e que faça sentido na sua marca. Tem muito o que pode ser feito com essa técnica para que você seja diferenciado entre as marcas no Instagram.
Você não precisa fazer tudo, terceirize!
Uma agência de comunicação que tenha estratégias digitais é uma ótima pedida para otimizar sua presença digital no Instagram. Vai ser a agência que vai definir os posts, fazer as artes, programá-los para você e interagir com seu público.
Juntos vocês podem criar as estratégias de Storytelling, modelar sua loja, fazer o design da sua marca, acompanhar a performance e interagir com clientes. Assim, com um perfil rico para mostrar seu negócio por completo e, usando os próprios profissionais da sua empresa como fonte de informação, o seu Instagram tem tudo para começar dando certo. Junte-se a milhões de empresas que estão interagindo com comunidades vibrantes.